Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comunicado Importante

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Aos colegas da Reprodução Humana,

 

O ano de 2020 seria um marco na história dos eventos da nossa sociedade. A atual diretoria, buscando inovar o tradicional modelo de Congressos, havia formatado, com apoio massivo da indústria farmacêutica e de insumos, um evento completamente diferente. Um evento digital na sua essência, sem os tradicionais Stands, mas com uma área gigante e inusitada, de grande interação entre os participantes e os palestrantes, na sua maioria internacionais. O congresso iria oferecer um conteúdo científico amplo, selecionado e de acesso imediato por meio de aplicativo e gamificação, ambos especialmente desenvolvidos para esta finalidade. Aulas com diferentes propostas, onde palestrantes teriam oportunidade de apresentar não só dados da literatura, mas a realidade de sua prática diária, com aproveitamento excepcional dos ouvintes. A parte de práticas recheada de novidades e de diferentes formas de treinamento com simuladores. A aposta da indústria, neste novo modelo, traria investimento financeiro, previamente acordado, sem precedentes, como nenhum outro evento teve anteriormente!    

Mas infelizmente, veio a pandemia por COVID-19, um cenário, antes inimaginável, com uma tragédia social e econômica mundialmente! Não vale enumerar aqui, mais uma vez, tudo de ruim que vivenciamos nestes últimos seis meses. Todos sabem exatamente os acontecimentos catastróficos e transcrevê-los aqui seria nos martirizar com péssimas lembranças. 

O motivo deste comunicado, infelizmente, é o anúncio em definitivo do cancelamento do Congresso Brasileiro de 2020! Evento que tanto nos motivou a trabalhar pela sua magnitude e inovação, mas que não ocorrerá pelas razões que se seguem:  Em virtude do distanciamento social e incertezas, inicialmente no mês de maio mudamos a data do evento para fevereiro de 2021. Mas hoje, no mês de agosto, apesar da flexibilização do contato social, ainda nos deparamos no Brasil com uma média de 1000 mortes diárias; na Europa, novas ondas de contágio estão surgindo. A população cansada, parece anestesiada, tocando a vida da melhor forma, para mitigar o estrago econômico e emocional. A maioria prefere ignorar os números ainda muito elevados. Todos estamos ansiosos pela única solução: a vacina, que torcemos ser testada até o final deste ano, mas sabemos que dificilmente até fevereiro de 2021 a população já tenha sido inteiramente imunizada. Então, possivelmente, ainda seria necessário, durante o evento, todas as medidas de segurança, o que restringiria o número de participantes no evento, o invibializando. Outro grave problema são os Alvarás de funcionamento. A Prefeitura de São Paulo não está emitindo os Alvarás para eventos de maior porte, resolução que será reavaliada somente em final outubro, podendo ser prorrogada. Não é viável fechar contratos do evento sem nem mesmo a certeza que teremos alvará.

A problemática econômica retraiu a indústria, não existindo mais a certeza quanto aos mesmos investimentos, previamente acordados em 2020, para fevereiro de 2021. Além disso, nenhum convidado internacional confirmou que viria ao congresso mesmo em fevereiro, o que não nos permite comprar passagens, nem mesmo definir hospedagens. Simplesmente esperar mais para ver o que vai acontecer não é uma possibilidade, já que contratos tem que ser que fechados com antecedência e modifica-los geram altas multas, o que inviabiliza, assina-los hoje, na esperança de que tudo vai se normalizar até fevereiro. Se assinarmos e tudo melhorar seríamos vitoriosos! Mas, se ocorrer o contrário…. os prejuízos seriam gigantescos. Atualmente temos muitas promessas, muitas expectativas, mas também muitas incertezas. Temos um cenário de especulações.  

Por esses motivos acima apontados, a diretoria, de forma unânime, optou pelo cancelamento do evento presencial, e não vemos sentido em fazer mais um evento on-line, modelo que já se tornou, de certa forma, cansativo para todos. O que realmente queríamos era podermos nos encontrar com nossos colegas, olho no olho. Sim, queríamos proximidade!  A nova diretoria, que assumirá em fevereiro de 2021, trará todas essas inovações prometidas em 2022! Aguardem! Estamos com saudades de todos, mas temos que zelar pela saúde e segurança, pois queremos TODOS juntos em 2022.

 

Cuidem-se e até lá!

Nilka Donadio

Presidente SBRH 

Biênio 2019-2020