Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

NOS DESPEDIMOS DE UM GRANDE MESTRE: PROF. ELSIMAR M. COUTINHO, ORGULHO DA REPRODUÇÃO HUMANA BRASILEIRA.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Na segunda-feira, dia 17 de Agosto de 2020, foi um dia de despedida do nosso grande mestre: o Prof. Elismar M. Coutinho, um exemplo e motivo de grande orgulho para a Reprodução Humana Brasileira. Ele era reconhecido mundialmente por pesquisas na área de hormonioterapia, e também desenvolveu os primeiros anticoncepcionais injetáveis de depósito, assim como os implantes subcutâneos.⠀

As suas contribuições científicas para a saúde reprodutiva foram inúmeras. O Prof. Elismar foi autor de mais de 350 artigos publicados em revistas científicas, além de livros como “Menstruação: a sangria inútil.”, o “Sexo do ciúme”, entre outros.⠀

“Mas o que com certeza deixará muita saudade entre nós que tivemos a honra de conviver com o Prof. Elsimar, será o seu bom humor, o seu incansável dinamismo, sua voz alegre nos corredores dos congressos. Suas palestras, recheadas de conteúdos científicos, mas sempre audaciosas e animadas, entretinham qualquer plateia. Eram absolutamente fantásticas. Sempre criativo, vivaz, mas também polêmico. De notável inteligência, acompanhado de grande humildade”. Lembra carinhosamente a presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Dra. Nilka Donadio.⠀


A SBRH teve a grande honra de ser presidida pelo irreverente professor, no período de 1983 a 1984. Alguns colegas e ex-presidentes da Sociedade que tiveram o privilégio de conhecer essa figura ímpar, deixam suas mensagens de agradecimento e reconhecimento:

 

“O Prof. Elsimar foi e sempre será um dos maiores ícones da medicina brasileira. Orgulho para a Bahia e para o Brasil. Seu legado permanecerá com todos nós e será transmitido a nossos alunos. Descanse em paz, querido Mestre!” (Mario Cavagna)

 

“ Prof Elsimar Coutinho foi exímio em tudo que fez nesta Terra: Pesquisador de referência internacional, Educador, Prestador de serviços vibrante, além das ações coletivas/associativas como Presidente da nossa querida SBRH (1983-1984)! Foi um Homem que atuou fortemente em seu tempo, porém muito à frente do mesmo! Que Deus o receba com o entusiasmo e a alegria irradiantes, que lhes foram próprios”. (Waldemar N. Amaral)

 

“A Reprodução Humana Baiana, Brasileira e Mundial está de luto. A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) está órfã de um grande presidente da década de 80. O prof. Elismar M. Coutinho deixa um enorme legado para a medicina e farmácia brasileira pelas suas descobertas na primeira medicação anticoncepcional de longa duração, motivo de premiação da Academia Americana de Medicina e até indicação para o prêmio Nobel de Medicina. Como esquecer o seu forte e corajoso posicionamento médico/filosófico contrário às menstruações repetidas (“Sangria inútil”)? O Prof. Elismar é um grande cientista, um homem a frente do nosso tempo, aguerrido, inquieto, sedutor e muito inteligente. Já está fazendo muita falta” Obrigado novamente ao seu imenso legado, Elismar!” (Artur Dzik)

 

“A Bahia está de luto, bem como todos os tocoginecologistas, andrologistas e tantos outros profissionais que o admiravam pela sua inteligência e generosidade. Tive a oportunidade de usufruir da sua companhia durante três décadas na diretoria da SBRH e na atividade privada. Foi um baluarte na defesa do planejamento familiar no Brasil, notabilizando-se na inovação de modelos de dispositivos intra-uterinos, hormônios sintéticos e implantes subcutâneos. Encantava plateias em congressos graças ao seu carisma e admirável retórica. Deixa um legado extraordinário e uma profunda tristeza na alma dos amigos e profissionais que com ele conviveram. Nosso voto de pesar e condolências à esposa, filhos, netos, bisnetos e auxiliares mais próximos. Que a divindade o acolha no reino do céu”. (Dirceu M. Pereira)

 

Sem dúvidas, o Prof. Elsimar M. Coutinho vai ficar pra sempre em nossa memória e, é claro, presente na história da Reprodução Humana Brasileira. Muito obrigado, Mestre!

Uma homenagem da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.

Confira também o vídeo da reunião da SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia em homenagem ao Prof. Elsimar M. Coutinho:

Clique para ver.