Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Psicologia

Transgêneros nas Clínicas de Reprodução Assistida

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Vanya Sansivieri Dossi

“…Eu sonho com um futuro ficcional no qual as mudanças de expressão de gênero não necessitarão de cirurgias, hormônios e nem causarão repulsa social – uma sociedade na qual todos poderão escolher sua forma de expressão como e quando quiserem…” Andrew Solomon, “Longe da Árvore”

 

Diante da multiplicidade das chamadas “novas” famílias elencadas por estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento, percebemos, cada vez mais, o desejo dos transgêneros em formar sua própria família.

A inclusão da paternidade e maternidade transgênero nas configurações familiares é o reconhecimento desse desejo e do direito desses indivíduos, e leva a sociedade a refletir sobre a transformação de papéis.

A utilização de técnicas reprodutivas possibilita experimentar uma forma de parentalidade anteriormente indisponível. Assim, ao combinar desejos e possibilidades reprodutivas com quebras de paradigmas socioculturais, a paternidade e maternidade transgênero torna-se uma categoria não convencional, fruto da sociedade contemporânea.

Pensando nisso e com o objetivo de verificar se estavam procurando médicos e clínicas de reprodução assistida e para quais tratamentos, realizei dois levantamentos, sendo o primeiro em 2019 e o segundo em 2021. Em 2019, 46% dos médicos/clínicas haviam atendido pacientes transgênero, sendo 25% de homens trans para tratamento e 6% mulheres trans para tratamento. O restante procurou para obter informações. Já em 2021, 57% dos médicos/clínicas já haviam recebido pessoas transgênero, sendo que 55% eram homens trans e 45% mulheres trans, mostrando que a procura por tratamentos é crescente, assim como confirma a demanda do desejo desses sujeitos na formação de uma família ligada biologicamente a eles.

Provavelmente, isso se deu através da visibilidade conquistada pelos movimentos e iniciativas de reconhecimento à essa comunidade, com aumento do acesso às informações.

No levantamento de 2021, perguntei também o que os profissionais dos centros de reprodução gostariam se saber sobre essa população, e as respostas foram sobre a orientação à equipe e condução dos casos, aspectos legais e psicológicos, mudanças nos protocolos de atendimento e prontuário.

As respostas partem de um pressuposto principal, que é o respeito. Existe uma prevalência de experiências traumáticas na vida de alguns transgêneros e é importante que exista segurança por parte dos profissionais, o que favorece na segurança e confiança para o atendimento.

A comunicação verbal e não-verbal é fundamental, agir com naturalidade e evitar gestos ou comentários que os identifiquem, é um exemplo disso. É necessária a adequação dos cadastros, prontuários e demais documentos com a inclusão do nome social, bem como tratá-los segundo indicado, mesmo que os documentos ainda não estejam alterados.

Em relação ao ambiente, aventais, toucas e demais descartáveis utilizados nos consultórios e centro cirúrgico devem ser de cor neutra.

Deve-se evitar também o uso de conceitos baseados na binariedade e família tradicional, pensando que nem todas as pessoas que engravidam se consideram “mães” ou usam pronomes femininos, e nem todos os homens que contribuem com esperma se referem a si mesmos como “pais” ou usam pronomes masculinos.

Outro cuidado, extremamente importante e crucial, diz respeito à disforia que permeia a vivência dos transgêneros e que pode ser evocada durante os exames e procedimentos. Nos casos dos homens trans, pode ser muito desconfortável realizar a ultrassonografia transvaginal, coleta de óvulos e transferência embrionária nas fertilizações in vitro, ou introdução do cateter com o sêmen, nos casos de inseminação intrauterina. Para as mulheres trans, entrar em contato com o órgão sexual masculino, com a ereção e manejo para a ejaculação pode causar desconforto. Esses sentimentos e expressões devem ser acolhidos e respeitados e, dentro do possível, médicos e equipes devem oferecer uma solução viável.

A proposta desse artigo foi apresentar algumas considerações sobre uma das novas formas de parentalidade, trazendo um breve panorama sobre a procura pelas clínicas e tratamentos, além de trazer respostas às questões comuns e importantes sobre as necessidades específicas dessa população. É de suma importância que clínicas e profissionais busquem adequar os ambientes e cuidados para que os pacientes se sintam respeitados, seguros e à vontade para aderirem e realizarem os tratamentos. Espero ter cumprido esse propósito.