Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Psicologia

A ovorecepção como Plano B?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Helena M. Loureiro Montagnini

Inicio este texto com fragmentos da fábula “Bem-vindo à Holanda”, escrita por Emily Perl Kinsley em 1987.

“Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem de férias – para a Itália. Você compra uma penca de guias de viagem e faz planos maravilhosos….É tudo muito empolgante.

Após meses de ansiosa expectativa, finalmente chega o dia. Você arruma suas malas e parte. Várias horas depois, o avião aterrissa. A comissária de bordo diz: “Bem-vindos à Holanda”.

Houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e lá você deve ficar. O mais importante é que não levaram você para um lugar horrível, repulsivo, imundo. É apenas um lugar diferente.

Você pode ficar lamentando não ter ido para a Itália, pois é o que tinha planejado. A dor que isso causa não irá embora nunca mais porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. Porém, se passar sua vida lamentando o fato de não ter chegado à Itália, você nunca estará livre para aproveitar as coisas muito especiais, as coisas adoráveis…. da Holanda”.

Esta fábula é sobre desejos, expectativas, planos e frustrações que causam intenso sofrimento. A pessoa que deseja ter um filho e se depara com a infertilidade percorre um caminho, por vezes muito longo, repleto de desejos, expectativas e frustrações. E muito sofrimento.

Nessa trajetória, a indicação de utilizar óvulos doados costuma ser recebida com uma mistura de variados sentimentos, pois aponta para uma alternativa diferente do que se desejava e que se buscou por tantos anos. Gestar um filho biológico, com características de cada um dos membros do casal, dando continuidade à linhagem genética das famílias de origem. Há um enorme investimento emocional, financeiro e de tempo nesse filho desejado.

Receber óvulos de uma doadora e poder gestar um filho abre uma nova possibilidade para mulheres com baixa reserva ovariana, mas raramente o processo de decisão se faz com facilidade. A ovorecepção implica em aceitar a participação de um terceiro (doadora), receber de uma mulher aquilo que lhe falta e lidar com perdas. Perda do filho idealizado, que teria a carga genética da mãe e do pai. Perda de um corpo fértil e da ilusão de controle sobre o corpo e os desejos. Sentimentos de impotência e fracasso se fazem presente em muitas dessas mulheres.Além disto, é necessário reformular noções e crenças referentes à maternidade, muito pautadas pela ligação genética entre mãe e filho.

Há de se considerar também alguns desdobramentos inevitáveis da ovorecepção. A história dessa família, de sua origem será contada para os familiares, amigos e para o filho? Difícil decisão, sustentada por crenças, temores, sentimentos e fantasias. Importante acessar esses conteúdos. Muitos se preocupam com as consequências da revelação, desconsiderando as possíveis consequências do silêncio e do segredo nas relações familiares. Vários sentimentos, preocupações, temores e incertezas são mobilizados.

Há o que ser chorado no processo de aceitação da impossibilidade e da frustração do desejo. Algumas mulheres resolvem fazer o tratamento com óvulos doados num processo de decisão em que se evidenciam argumentos e justificativas racionais, sem ocorrer o processo do pranto pelas perdas vividas. Não raro a ovorecepção é referida como “a alternativa que restou”, “a ausência de alternativas” ou “o plano B”. A Holanda, como o lugar não desejado e desqualificado, em que permanece a frustração e o sofrimento pelo desejo irrealizado de ir para a Itália. A importância da ligação genética com o filho e a dor da impossibilidade ainda se fazem presentes. A não aceitação aparece nas referências à tristeza evitada e nos receios futuros. “Conseguirei amar esse filho?” “Conseguirei me vincular a ele?” “E se eu não me enxergar nele e não sentir que ele é meu?”.

Ressalto a importância de uma escuta atenta para o modo como se decidiu fazer o tratamento com óvulos doados. Se os processos de luto pelas perdas e as reformulações das noções da maternidade foram realizadas. Assim como ir para a Holanda, é bom que haja um tempo para preparar a bagagem para adentrar nesse caminho. Refletir e se escutar. Entrar em contato com os sentimentos, medos, preocupações, crenças… e lidar com eles. Nesse processo, a bagagem se tornará mais leve. É o processo de aceitação, que possibilitará que a ovorecepção seja transformada no Plano A. Seja desejada e escolhida. E que esse filho seja desejado em sua singularidade, com suas diferenças e todos os desafios que apresentará. Como todos os filhos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF