Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Enfermagem

Você sabe o que faz um enfermeiro de Reprodução Humana?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

 Por  Francieli Oliveira Duarte.

Você já parou para pensar como é a rotina de trabalho de um enfermeiro em Reprodução Humana e como essas atividades podem ser diversificadas? Como em todos os serviços de saúde, o foco principal de cuidado do enfermeiro é centrado no paciente, e pode ser realizado de diversas formas durante todo o processo do seu tratamento.

A equipe de enfermagem é um dos principais agentes de acolhimento de pacientes que buscam a realização do sonho. Para que todo esse processo seja realizado com qualidade, segurança e confiança, o enfermeiro tem apresentado cada dia mais destaque em sua atuação no atendimento dessas pacientes.

Algumas das atividades desenvolvidas pelo enfermeiro são de forma direta ao paciente, como orientações sobre o tratamento, orientações e aplicação de medicamentos e auxílio a equipe médica durante exames, bem como atuação em centro cirúrgico, desde acompanhamento de procedimentos a cuidados de recuperação pós anestésica.

Como parte da competência de todo enfermeiro, a liderança de equipe está presente em suas atividades, acompanhada pela elaboração de escalas, fechamento de folhas de ponto, treinamento de novos colaboradores, avaliações de desempenho e reuniões de equipe, principalmente conduzindo e orientando sua equipe de enfermagem. As atividades administrativas, como participação de reuniões multidisciplinares, atendimento a parceiros e fornecedores, coleta e tabulação de dados para indicadores, auditorias internas e elaboração e aplicação de protocolos para o bom funcionamento da unidade, indiferem do nível de gestão que o enfermeiro ocupa.

Sendo a Reprodução Humana uma área repleta de inovação, o enfermeiro também pode estar diretamente ligado a pesquisa científica, atuando como pesquisador ou agente facilitador do processo de pesquisa.

Como a busca da excelência de atendimento está crescendo em todos os serviços de saúde, também é importante a implementação do serviço de qualidade e segurança do paciente, o que faz abrir mais um campo de atuação para o enfermeiro em Reprodução Humana.

Quer saber mais sobre as atividades do Enfermeiro em Reprodução Humana? Entre em contato conosco.