Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Panorama sobre a prevenção do câncer de mama

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Texto elaborado pelo Prof. Dr. Daniel Tiezzi, Professor do Departamento de GO da FMRP-USP:

 

O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que no Brasil, 7 em cada 100 mulheres que vivem uma vida plena são diagnosticadas com a doença em algum momento de sua vida. Felizmente, a letalidade, ou o risco de morte pela doença, é baixo, em especial quando a doença é diagnosticada em estágio iniciais. Desta forma, ter a consciência de que, se você é uma pessoa que vai ser diagnosticada com a doença,  é importantíssimo que a detecção ocorra o mais cedo possível.

Como o câncer de mama pode ser detectado precocemente? Atualmente, existem exames de rastreamento que tem a capacidade de detectar a lesão antes que a pessoa ou o seu médico note qualquer alteração na mama. O exame preconizado para o rastreamento é a mamografia.

No Brasil o programa de rastreamento do câncer de mama não está bem implementado e os dados mostram claramente que ele não funciona bem. Um estudo realizado por nós do Setor de Mastologia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP demonstrou que a cobertura populacional, ou seja, a porcentagem de mulheres que são submetidas ao exame de mamografia de rastreamento é muito baixa em todas as regiões no Brasil. A consequência do cenário atual é a baixa taxa de detecção precoce.

Mas parece que este não é o único problema. No Brasil temos uma taxa muito alta de diagnóstico de doenças muito avançadas. Isto não é decorrente da baixa cobertura da mamografia, mas sim, no atraso no diagnóstico e início do tratamento. Ou seja, muitas mulheres que notam alguma alteração na mama que pode ser associada ao câncer de mama demoram muito para fazer a biópsia. Não sabemos ao certo qual ou quais os motivos para o atraso, mas ele existe.

Desta forma, a mensagem que eu gostaria de deixar aqui é que, se você é mulher e não tem nenhuma alteração na mama, procure a unidade básica de saúde mais próxima ou o seu médico para buscar informações de quando e como você deve proceder para iniciar o rastreamento. Por outro lado, se você notar alguma alteração nas mamas como nódulo palpável, alterações da pele da mama ou do mamilo, você deve procurar assistência médica o quanto antes e, se a suspeita for que você pode estar com câncer de mama, procure a forma mais rápida de ser submetida à biópsia para confirmar ou excluir o diagnóstico da doença. Como já foi dito anteriormente, quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.