Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

COMUNICADO OFICIAL – SBRH E O 29° CONGRESSO DE REPRODUÇÃO HUMANA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Caros colegas,

Em meados de março, iniciamos a quarentena em função do novo coronavírus. Várias projeções quanto a duração do isolamento foram calculadas, baseadas em diferentes curvas. Todas foram se mostrando incertas e, até hoje, exatos 3 meses depois, seguimos cumprindo isolamento social, flexibilizado em algumas regiões do Brasil, mas ainda com uma curva de contágio e de mortalidade extremamente altas. Nunca imaginamos o quanto sentiríamos falta de abraços e da proximidade com nossos amigos, colegas e quanto também nos faria falta poder olhar o sorriso das pessoas, e não simplesmente imaginá-lo através de máscaras.

Além do prejuízo social, emocional, também existe o econômico. A maioria dos atendimentos médicos não-emergenciais foram suspensos. Muitos estão retornando seus atendimentos e cirurgias eletivas, mas, mesmo assim, para muitos de nós esses danos serão dificilmente reparáveis a curto prazo.

Um terço do ano de 2020 foi perdido, infelizmente.

Sabemos que, mesmo com a flexibilização do isolamento social, mas sem a vacina, vamos conviver ainda por muito tempo com o vírus, uma ameaça, com consequências variáveis e imprevisíveis sobre cada um de nós.

Nesses tempos de COVID, a SBRH, por meio dos webinários do “Fórum SBRH”, onde semanalmente convidamos professores internacionais para apresentarem as atualizações de diversos assuntos úteis no dia a dia dos especialistas, e também pelo “SBRH Educa”, programa completo envolvendo temas básicos e avançados da reprodução humana, voltado para residentes e colegas que visam iniciar sua atuação  nessa área; conseguimos nos aproximar de todos, e cumprimos com um papel fundamental de uma sociedade, que é a atualização e formação de nossos profissionais.

Vários eventos deste ano foram cancelados ou foram transformados em eventos on-line, a exemplo do congresso europeu (ESHRE), que ocorreria em Lisboa, no mês de julho, e do americano (ASRM) , que mesmo ocorrendo somente no mês de outubro, visando a segurança de todos os participantes foi transformado em  evento virtual.

Nosso congresso de 2020, previamente agendado para novembro, teoricamente poderia ser realizado também on-line, seguindo a responsável conduta da sociedade americana. Mas, se mesmo assim, contrariando a conduta americana, insistíssemos em evento presencial, teríamos que enfrentar 3 problemas:

A provável necessidade de medidas de segurança aos participantes;

A relutância de convidados internacionais em virem ao Brasil;

A disponibilidade de todos os médicos, que certamente estarão engajados no retorno dos atendimentos e responsabilidades com seus pacientes, o que dificultaria a presença de boa parte deles no evento em São Paulo.

Por esses motivos, nós, da diretoria, optamos em não realizarmos o evento neste ano de 2020 – tanto no formato presencial quanto virtual. Estamos sendo inundados de seminários virtuais realizados por diferentes instituições, logo, informações não nos faltam e, por isso, não consideramos a realização do evento de forma on-line.

A verdade é que nos falta mesmo nos encontrarmos com nossos colegas do Brasil inteiro e com palestrantes do mundo todo, frente a frente, ouvindo e interpretando suas expressões, perguntando livremente… enfim, sentindo a emoção envolvida na informação e na interação.

Pelos motivos acima expostos, estamos anunciando a mudança da data do nosso congresso, 100% presencial, para início do ano que vem, de 25 a 27 de fevereiro de 2021. Período que acreditamos ser mais seguro para todos nós, e com maior aproveitamento, sem dúvidas.

Queremos todos, todos juntos.

A SBRH quer poder abraçar todos vocês com ternura, acolhimento, informação, e experiência. E, muito em breve, iniciaremos a etapa de inscrições e detalhamento.

Por isso, esperamos todos aqui em São Paulo, de 25 a 27 de fevereiro de 2021.

Um grande abraço e cuidem-se,

Nilka F. Donadio.