Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Psicologia

Futuro interrompido

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Por Helena Maria Loureiro Montagnini

 

Ana Bardella, da Universa Uol, escreveu uma matéria intitulada “Futuro Interrompido”, no dia 25/10/2021.

Ela inicia sua reportagem com a informação de que a cada ano, 23 milhões de gestações em todo o mundo terminam em aborto espontâneo, de acordo com estudos publicados pela revista médica “The Lancet”, em março de 2021. Apesar de ser uma experiência comum, ela ainda é cercada de tabus. Muitos preferem não comentar sobre o ocorrido e sobre seus impactos emocionais.

Bardella apresentou o relato de quatro mulheres, que falaram sobre o sofrimento vivido, destacando a maneira singular com que cada uma lidou com a perda, assim como essa experiência afetou o relacionamento conjugal.

As perdas gestacionais, especialmente as ocorridas precocemente, no primeiro trimestre, costumam ter um reconhecimento social limitado. São perdas com pouca visibilidade, pois não há um corpo a ser velado, com todos os rituais e emoções que acompanham esse processo. É um sofrimento que costuma ser vivido solitariamente pelos casais, sem amparo emocional.

Nas clínicas de reprodução assistida, muitas são as perdas vivenciadas durante a trajetória de ter o filho desejado. Após a realização de tratamentos, marcada por alternâncias de expectativas e frustrações, o teste positivo da gravidez é recebido com muita alegria. Neste contexto, a perda do filho provoca intenso sofrimento, pois houve um grande investimento físico, emocional e financeiro para se chegar a esse resultado. Há de se considerar também que os insucessos dos tratamentos, mesmo aqueles que não resultam em gravidez, podem ser acompanhados da mesma dor do filho perdido. Adriana Binotto*, se refere a estas perdas como a “perda de um filho em expectativa”.   

Ressalto a importância de todas as equipes de profissionais das clínicas de reprodução assistida estarem atentas ao sofrimento decorrente dos insucessos dos tratamentos e especialmente das perdas gestacionais, dando-lhes a visibilidade necessária e acolhendo emocionalmente seus pacientes. Identificar os que estão mais vulneráveis e encaminhá-los para um trabalho psicológico para ajudá-los a lidar com a  perda e com a elaboração do luto, facilitando o processo de atribuição de um sentido às experiências vividas. O processo de elaboração psíquica da perda é fundamental  para se organizarem emocionalmente e prosseguirem em novas tentativas para ter o filho desejado.

*Binotto,AMF. Natimorto, aborto e perda gestacional: a morte no lugar do nascimento – Um olhar e uma escuta humanizados. In: Dor silenciosa ou dor silenciada? Niterói: PoloBook,2015. p.35-50