Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Enfermagem

COVID-19: Algumas recomendações para os profissionais da enfermagem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O Coronavírus (COVID -19) é uma doença infecciosa causada por um vírus, a princípio nunca visto em seres humanos. Apesar das informações serem limitadas, sabe-se que os sinais e sintomas são parecidos com um resfriado, tosse, febre e dor de garganta. Podendo causar infecção do trato respiratório, como pneumonias graves, resultando a óbitos.

Segundo o COFEN é de extrema importância que a equipe de enfermagem se mantenha atualizada, utilizando fontes oficiais, garantindo informações verídicas e confiáveis de acordo com o disposto na atual legislação profissional, principalmente no que tange as redes sociais.

A OMS destaca aos profissionais da área da saúde que cuidar do estresse, tanto quanto qualquer outro aspecto de saúde, é muito importante nesse momento. E recomenda o cuidado com as necessidades básicas e a criação de estratégias para garantir que todos possam descansar em intervalos no trabalho e entre turnos.

Vale ressaltar os cuidados que nós, como equipe de enfermagem, devemos ter perante nossos pacientes e equipe multidisciplinar.

✅Realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material utilizado e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual;

✅Seguir recomendações padrão das instituições para limpeza e desinfecção de objetos, superfícies e equipamentos de uso hospitalar ou utilizar equipamentos descartáveis;

✅Uso dos EPIs como máscara cirúrgica, luvas de procedimento e óculos de proteção;

✅Orientar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre os cuidados necessários para o combate ao coronavírus.