Fone: 11 5055-6494  |  11 5055-2438
Whatsapp da Sociedade
Associe-se à
SBRH
Renove sua Anuidade
Área do
Associado

Comitê: Enfermagem

Câncer de próstata pode afetar a fertilidade do homem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Nesta quarta-feira começa novembro, mês cujas atenções são voltadas para a saúde do homem. Intitulado como “Novembro Azul”, a sociedade médica aproveita o período para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O que poucos sabem é que a doença pode levar o homem à infertilidade. Isto acontece porque o câncer e os possíveis tratamentos afetam a função da glândula masculina, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides.

Sem a próstata, a produção do líquido seminal é afetada, ou seja, o homem fica infértil. Em casos em que não é preciso retirar a glândula, o tratamento pode eliminar a produção dos espermatozoides. Nos casos cirúrgicos, além da possibilidade do congelamento antes da intervenção, ainda é possível obter posteriormente os espermatozoides diretamente do testículo para o processo de fertilização in vitro — explica o urologista Joseph Monteiro, certificado em reprodução assistida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No ano passado, 61 mil foram diagnosticados com a doença, segundo o Inca. O médico Alfredo Canalini, Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), comemora a diminuição do preconceito com o exame de toque:

— É comum vermos os homens brincando “sua vez vai chegar”. A brincadeira é uma das maneiras de brincar com esta situação, mas ela ajuda a divulgar a importância do exame.

Sobre a doença

Assintomática: Os sintomas deste tipo de câncer costumam aparecer apenas em estágios avançados da doença. Exame complementar: Aliado ao toque, o exame de sangue que dosa a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Fatores de risco: Homens obesos os que tem histórico familiar de câncer de próstata estão mais propensos à doença. Nos negros, este tipo de câncer costuma ser mais agressivo. Tratamento: A doença pode ser tratada por meio de cirurgia de retirada de próstata, radioterapia e tratamento hormonal.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/cancer-de-prostata-pode-afetar-fertilidade-do-homem-22016128.html